Mais Médicos: Brasileiros formados em medicina no exterior participam do Módulo de Alinhamento

Mais Médicos: Brasileiros formados em medicina no exterior participam do Módulo de Alinhamento

Mais Médicos: Brasileiros formados em medicina no exterior participam do Módulo de Alinhamento

Mais Médicos: Brasileiros formados em medicina no exterior participam do Módulo de Alinhamento

 

Está é a última etapa antes de os médicos darem início às atividades nos municípios alocados. O Módulo de Alinhamento Estadual é realizado em dois dias

Mais Médicos: Brasileiros formados em medicina no exterior participam do Módulo de Alinhamento – Na segunda-feira (16), ocorreu à abertura do 18º Módulo de Alinhamento Estadual do Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMMB). A agenda tem o objetivo de passar as últimas orientações do Ministério da Saúde sobre os procedimentos e protocolos a serem seguidos pelos profissionais selecionados.

O módulo consiste no último momento formativo de profissionais brasileiros formados no exterior com o objetivo de integrá-los para atuação generalista na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

A abertura foi conduzida pelo Diretor de Programas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), Lucas Wollmann, que relembrou os desafios da atenção primária e falou da importância do evento. “O conteúdo desse módulo foi pensado para que exista o alinhamento de vocês, enquanto profissionais, com a oferta de estratégias, ferramentas e conhecimentos para dar base aos seus próximos anos”.

Wollmann destacou que a próxima etapa é a transferência para os municípios onde os médicos foram alocados. “Desejo que cada um aqui se desloque com todo o profissionalismo e competência para seus respectivos locais de trabalho. Sabemos que a população atendida pelos Mais Médicos demanda não só de programas de saúde, mas de uma atenção diferenciada para a promoção da saúde”.

Informatização para Atenção Primária

O diretor do Departamento de Saúde da Família (Desf), Otávio D’Avila, falou da importância de ter profissionais qualificados neste momento em que a pasta trabalha para fortalecer a atenção primária. “Agora vocês têm o papel de desenvolver o melhor cuidado para as pessoas e ter compromisso com isso. Elas são responsabilidades nossas”.

 

Em seguida, o coordenador-geral de Provisão de Profissionais para Atenção Primária (CGProp/Saps/MS), Alexandre Mendonça, falou da necessidade de dedicação dos presentes às aulas ministradas e da importância da ética profissional quando estiverem na atuação.

Também esteve presente a diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES/SESU/MEC), Cláudia Reis.

Os 600 profissionais que participaram desta etapa realizaram nas três últimas semanas o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médico para o Brasil, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Ministério da Educação.

Próxima etapa

Do dia 19 a 27 de setembro, ocorre o período de deslocamento dos profissionais para os municípios de alocação. Os médicos têm até o dia 2 de outubro para darem início às atividades.

A agenda está no Cronograma de Eventos – Médicos – 18º Ciclo do Edital SGTES/MS nº 11, de 10 de maio de 2019, Programa de Provisão de Médicos.

fonte:i9treinamentos.com.br

Share This:

uvbbrasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf