Formação de gestores públicos ganha espaço nas salas de aula

Formação de gestores públicos ganha espaço nas salas de aula

Formação de gestores públicos ganha espaço nas salas de aula

Formação de gestores públicos ganha espaço nas salas de aula

– A formação de gestores públicos engloba um campo de conhecimento muito vasto, que inclui habilidades relacionadas às instituições responsáveis por organizar questões de interesse público (ou que afetem os cidadãos). Integra áreas como Finanças Públicas, Recursos Humanos, Políticas Públicas, Direito Administrativo, Gestão de Pessoas, Licitações e Contratos, Convênios, etc.

Uma instituição, seja pública ou privada, pode contar com elementos que influenciam em toda a sociedade. Ou seja, a gestão pública é fundamentalmente ligada às instituições, ainda que não seja muito comum encontrar pessoas falando sobre o quanto a gestão pública influencia no bem-estar da população como um todo.

Até mesmo as ONGs (Organizações Não Governamentais), que são juridicamente consideradas entidades privadas, carecem de gestão pública, uma vez que visam ao bem geral ao cuidarem de um segmento da população, do meio ambiente ou dos animais.

Formação em Gestão Pública favorece as práticas de administração dentro do setor

Gestão Pública” pode ser considerado um termo mais moderno para tratar sobre as práticas de administração dentro do setor público. Hoje, muitas dessas ações são heranças históricas das instituições, desenvolvidas ao longo das décadas, enquanto outras foram importadas do setor privado. Do ponto de vista acadêmico, a gestão pública envolve condutas de gestão direcionadas às funcionalidades do Estado.

Gestão Pública ajuda a lidar com problemas e intempéries das organizações

As normas que regem o país sofrem alterações ao longo do tempo. Em 2016, por exemplo, houve uma mudança substancial na Constituição Federal, determinando o teto de gastos dos órgãos federais por dez anos, o que poderá ser prorrogado por mais dez anos.

Por outro lado, quando a sociedade pode contar com um bom planejamento de gestão pública, e ações organizacionais como um todo, é possível diminuir um pouco o impacto desse regimento. Por isso, a formação de gestores públicos é tão importante para garantir o bom funcionamento das instituições que prestam serviços à sociedade.

Aumento de demanda por formação de gestores públicos incita criação de novos cursos

A Gestão Pública é uma área excelente, considerada uma das mais promissoras pelos periódicos especializados em profissões. A Administração Pública engloba conteúdos básicos de administração, com teoria geral de administração, marketing, estatística, contabilidade, recursos humanos, entre outros. Mais do que isso, a Gestão Pública também engloba conteúdos politizados (com teoria geral do estado, psicologia social, filosofia política, etc.), além de segmentos de direito e economia.

Os cursos de Gestão Pública priorizam, acima de tudo, planejamento corporativo, políticas públicas e avaliações de desempenho. É fundamental analisar bem a grade curricular de um curso de Gestão Pública e procurar instituições reconhecidas na hora de aprimorar a formação.

Os cursos de formação de gestores públicos da I( Treinamentos tem como principal objetivo capacitar o servidor público para trabalhar em qualquer área da Gestão Pública. Os temas abordados vão desde noções básicas do Direito Público, passando por Licitações, Contratos, Administração, Finanças, Convênios e Recursos Humanos.

A ideia principal é desmistificar os vários institutos e áreas da Gestão Pública, mostrando aos alunos como atuar na administração pública, buscando o aprimoramento e o desenvolvimento das competências necessárias para progredir na carreira pública ou privada.

fonte:www.i9treinamentos.com

Share This:

uvbbrasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf