Mesa Diretora da Câmara municipal de Porto Alegre cumpre decisão judicial

Mesa Diretora da Câmara  municipal de Porto Alegre cumpre decisão judicial

Mesa Diretora da Câmara  municipal de Porto Alegre cumpre decisão judicial

Mesa Diretora da Câmara municipal de Porto Alegre cumpre decisão judicial

Cumprindo decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) proferida na última sexta-feira (5/2), a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nova eleição da Mesa Diretora na tarde desta segunda-feira (8/2) e destinou um dos seis espaços do colegiado ao Bloco de Oposição, formado pelo PT, PSol e PCdoB. Na sessão, presidida pela vereadora Lourdes Sprenger (MDB), houve acordo para que a oposição ocupasse a 3ª Secretaria, antes exercida pelo vereador Clàudio Janta (SD). A vereadora Laura Sito (PT) foi eleita para a vaga com 29 votos favoráveis e sete abstenções.

Na votação, os demais integrantes da Mesa Diretora foram confirmados no cargo. Assim a composição do comando do Legislativo fica sendo: presidente Márcio Bins Ely (PDT), 1º vice-presidente Idenir Cecchim (MDB), 2ª vice-presidente Comandante Nádia (DEM), 1º secretário Hamilton Sossmeier (PTB), 2ª secretária Mônica Leal (PP) e 3ª secretária Laura Sito (PT).

Com a Mesa Diretora eleita, houve reunião das comissões para decidir novamente o comando das mesmas, a fim de garantir-se uma presidência e uma vice-presidência para a oposição, conforme determinado na mesma decisão do TJ-RS. A vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) foi escolhida presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) e a vereadora Karen Santos (PSol) vice-presidente da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab).

Entenda

Na eleição realizada na posse da nova Legislatura, dia 1º de janeiro, os parlamentares de oposição não foram eleitos para nenhum cargo da Mesa nem para a presidência ou vice-presidência de comissões permanentes. O bloco de oposição ingressou na Justiça com mandado de segurança pedido de anulação daquela eleição e de garantia de espaço para o grupo, alegando desrespeito à proporcionalidade, tendo em vista que conta com 10 dos 36 vereadores.

Confira como ficou o comando de cada comissão:

CCJ

Presidente: Felipe Camozzato (Novo)

Vice: Claudio Janta (SD)

CEFOR 

Presidente: Bruna Rodrigues (PCdoB)

Vice: Mauro Zacher (PDT)

CUTHAB

Presidente: Cassiá Carpes (PP)

Vice: Karen Santos (PSol)

COSMAM

Presidente: Jessé Sangali (Cidadania)

Vice: Cláudia Araújo (PSD)

CECE

Presidente: Fernanda Barth (PRTB)

Vice: Mariana Pimentel (Novo)

CEDECONDH

Presidente: Alexandre Bobadra (PSL)

Kaká D’Ávila (PSDB)

Sessão ordinária. Eleição da nova mesa diretora.

fonte:https://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias

Share This:

uvbbrasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf