Macapá elege vereadores, mas terá segundo turno para prefeito

Com 292.718 eleitores aptos a votar, Macapá teve, neste domingo (6), eleições para escolher o prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores para a Câmara Municipal. Os candidatos Josiel (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) vão disputar o segundo turno para a prefeitura da capital amapaense no próximo dia 20. O primeiro teve 59.511 votos (29,47%) e o segundo, 32.369 (16,03%). Dez candidatos estavam na disputa eleitoral.

Macapá foi a única capital do país com as eleições adiadas, por conta da falta de segurança em meio ao apagão que o Amapá enfrentou por mais de 20 dias em novembro. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, esteve na cidade para acompanhar o pleito. Em entrevista coletiva no sábado (5), ele defendeu a segurança das eleições municipais na capital e explicou o porquê de o adiamento não ter se estendido aos outros municípios do Amapá.

— A questão da capital, volto a dizer, não foi apenas o apagão, mas a segurança pública. A campanha tem prazo legal, que foi obedecido nas outras cidades — disse.

Em nota divulgada neste domingo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou a importância do direito de voto e parabenizou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Regional Eleitoral (TRE-AP) por garantirem tranquilidade e eficiência ao processo de votação. Davi, que é senador pelo Amapá, votou por volta do meio-dia na escola “Meu Pé de Laranja Lima”, em Macapá.

Os horários de votação, neste domingo, foram mantidos das 7h às 17. De acordo com o boletim divulgado pelo TSE às 16h, nove das 703 urnas foram substituídas (1,05%) e não houve seções com votação manual. Veja abaixo o perfil dos candidatos que vão para o segundo turno.

Josiel (DEM)
Vice – Silvana Vedovelli (Avante)

José Samuel Alcolumbre Tobelem, conhecido como Josiel, tem 47 anos, é natural de Belém do Pará e concorre a um cargo público pela primeira vez. É casado e tem uma filha. Foi emancipado aos 16 anos para trabalhar e ajudar a família. Atualmente, é empresário no setor privado e jornalista. Filiado ao partido Democratas desde 2010, é o atual presidente do Diretório Municipal do partido em Macapá. Josiel é irmão do senador Davi Alcolumbre e primeiro suplente no cargo. Integra a coligação “Macapá em primeiro lugar” (DEM/ Avante/ PDT/ PSC/ PL/ PV/ PSDB/ PSD/ Solidariedade/ PROS/ Republicanos e PP) e tem como vice em sua chapa a enfermeira e ex-secretária Municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

Dr. Furlan (Cidadania)
Vice – Monica Penha (MDB)

O candidato Antônio de Oliveira Furlan, conhecido como Dr. Furlan, tem 47 anos. É deputado estadual desde 2011, cumprindo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Amapá. É casado e tem sete filhos. Ele nasceu na Costa Rica, quando os pais se mudaram de país para estudar. Mas pela legislação, ele é brasileiro, pois filhos de pais brasileiros que estudam ou trabalham em outro país permanecem com nacionalidade brasileira. Formado em medicina, é cirurgião cardiovascular. Concilia até hoje as atividades de médico com as de deputado. Integra a Coligação De coração por Macapá (Cidadania/MDB/PMN). A candidata a vice é a instrumentadora cirúrgica Monica Penha.

fonte:https://www12.senado.leg.br/noticias/materias