Macapá elege vereadores, mas terá segundo turno para prefeito

Macapá elege vereadores, mas terá segundo turno para prefeito

Macapá elege vereadores, mas terá segundo turno para prefeito

Macapá elege vereadores, mas terá segundo turno para prefeito

Com 292.718 eleitores aptos a votar, Macapá teve, neste domingo (6), eleições para escolher o prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores para a Câmara Municipal. Os candidatos Josiel (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) vão disputar o segundo turno para a prefeitura da capital amapaense no próximo dia 20. O primeiro teve 59.511 votos (29,47%) e o segundo, 32.369 (16,03%). Dez candidatos estavam na disputa eleitoral.

Macapá foi a única capital do país com as eleições adiadas, por conta da falta de segurança em meio ao apagão que o Amapá enfrentou por mais de 20 dias em novembro. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, esteve na cidade para acompanhar o pleito. Em entrevista coletiva no sábado (5), ele defendeu a segurança das eleições municipais na capital e explicou o porquê de o adiamento não ter se estendido aos outros municípios do Amapá.

— A questão da capital, volto a dizer, não foi apenas o apagão, mas a segurança pública. A campanha tem prazo legal, que foi obedecido nas outras cidades — disse.

Em nota divulgada neste domingo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou a importância do direito de voto e parabenizou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Regional Eleitoral (TRE-AP) por garantirem tranquilidade e eficiência ao processo de votação. Davi, que é senador pelo Amapá, votou por volta do meio-dia na escola “Meu Pé de Laranja Lima”, em Macapá.

Os horários de votação, neste domingo, foram mantidos das 7h às 17. De acordo com o boletim divulgado pelo TSE às 16h, nove das 703 urnas foram substituídas (1,05%) e não houve seções com votação manual. Veja abaixo o perfil dos candidatos que vão para o segundo turno.

Josiel (DEM)
Vice – Silvana Vedovelli (Avante)

José Samuel Alcolumbre Tobelem, conhecido como Josiel, tem 47 anos, é natural de Belém do Pará e concorre a um cargo público pela primeira vez. É casado e tem uma filha. Foi emancipado aos 16 anos para trabalhar e ajudar a família. Atualmente, é empresário no setor privado e jornalista. Filiado ao partido Democratas desde 2010, é o atual presidente do Diretório Municipal do partido em Macapá. Josiel é irmão do senador Davi Alcolumbre e primeiro suplente no cargo. Integra a coligação “Macapá em primeiro lugar” (DEM/ Avante/ PDT/ PSC/ PL/ PV/ PSDB/ PSD/ Solidariedade/ PROS/ Republicanos e PP) e tem como vice em sua chapa a enfermeira e ex-secretária Municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

Dr. Furlan (Cidadania)
Vice – Monica Penha (MDB)

O candidato Antônio de Oliveira Furlan, conhecido como Dr. Furlan, tem 47 anos. É deputado estadual desde 2011, cumprindo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Amapá. É casado e tem sete filhos. Ele nasceu na Costa Rica, quando os pais se mudaram de país para estudar. Mas pela legislação, ele é brasileiro, pois filhos de pais brasileiros que estudam ou trabalham em outro país permanecem com nacionalidade brasileira. Formado em medicina, é cirurgião cardiovascular. Concilia até hoje as atividades de médico com as de deputado. Integra a Coligação De coração por Macapá (Cidadania/MDB/PMN). A candidata a vice é a instrumentadora cirúrgica Monica Penha.

fonte:https://www12.senado.leg.br/noticias/materias

Share This:

uvbbrasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf