Governo muda processo de compras governamentais na administração pública

Governo muda processo de compras governamentais na administração pública

Governo muda processo de compras governamentais na administração pública

Governo muda processo de compras governamentais na administração pública

Governo muda processo de compras governamentais na administração pública – O governo federal planeja reduzir em até 60% as unidades de compras na administração pública, hoje em mais de 12 mil, e para tanto fez ajustes na Instrução Normativa 1 que preveem a inativação daquelas UASG que não tiverem plano de compras e que não fizeram aquisições nos últimos dois ano.

“Queremos identificar quem está efetivamente realizando licitações e contratações. Nossa ideia é limpar essa base de dados, verificando quais estão em atividade e quais estão atuando em consonância com as regras de planejamento”, explica o secretário de gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.

As mudanças são as seguintes:

“1º  A UASG que não enviar o PAC ao Ministério da Economia por meio do Sistema PGC, no prazo definido no § 1º do art. 8º desta Instrução Normativa, será inativada no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (Siasg).

  • 2º As UASG que não tiverem processos licitatórios ou contratações realizados há pelo menos dois anos no SIASG também serão inativadas.
  • 3º Previamente à inativação, o Ministério da Economia disponibilizará, no Portal de Compras do Governo Federal, a relação das UASG que se enquadrem nos §§ 1º e 2º deste artigo, para que se manifestem no prazo de até 30 (trinta) dias, a contar da divulgação.
  • 4º Não será inativada a UASG que utilizar o Siasg para fins de consulta e de execução financeira.”

A expectativa é de que restem em atividade 4.506 unidades após a efetivação da medida. Por enquanto, a regra nova só atinge as unidades do governo federal. As estaduais e municipais também serão abrangidas a partir de outra instrução normativa.

O Ministério da Economia divulgará por meio de comunicados e no Portal de Compras do Governo Federal a relação das UASG que poderão ser inativadas, para o prazo de 30 dias mencionado na nova redação.

fonte: www.i9treinamentos.com

Share This:

uvbbrasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf