Deputada Aline Gurgel quer discutir proposta de mudança do sistema eleitoral brasileiro

A deputada federal, Aline Gurgel (PRB-AP), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Legislativo Municipal no Congresso Nacional, vai estar presente no Encontro Nacional de Legislativos Municipais para debater com os vereadores e colher opiniões quanto a sistema atual eleitoral brasileiros que pelas regras atuais, deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com lista aberta. A eleição passa por um cálculo que leva em conta os votos válidos no candidato e no partido. Esse cálculo chama quociente eleitoral.

Pelo cálculo do quociente, é definido o número de vagas que cada partido tem direito nos nas câmaras municipais, assembleias legislativas e câmara dos deputados. Já para o senado vale o sistema majoritário, bem como para prefeitos, governadores e presidente da república.

Em 2017, a Câmara dos Deputados rejeitou a proposta que transformava o atual sistema eleitoral no “distritão” em 2018 e no “distrital misto”, em 2022. A mudança valeria para escolha de deputados e vereadores.

Pelo “distritão”, cada cidade ou estado passaria a ser considerado um distrito e seriam eleitos os candidatos a vereador e a deputado que recebessem mais votos.

No Encontro Nacional que acontece de 23 a 26 de fevereiro em Brasília, a deputada Aline quer ouvir os vereadores para, juntos, analisar as eleições de 2020, que foi a primeira sem coligações proporcionais e buscar alternativas conjuntas para apresentar ao Congresso Nacional.