Brasil se aproxima de 25 milhões de vacinados, mas tem desabastecimento

O Brasil superou a marca dos 24,9 milhões de vacinados contra a covid-19 nesta quarta-feira (14). Até o momento, 24.956.272 brasileiros receberam ao menos uma dose de imunizante, o correspondente a 11,79% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Porém o país enfrenta desabastecimento de vacinas. Ao menos quatro capitais anunciaram a suspensão da aplicação da primeira dose em virtude de problemas no estoque de imunizantes. São elas: Salvador, Curitiba, João Pessoa e Rio Branco.

Nos últimos sete dias, morreram, em média, 3.012 pessoas em decorrência da covid-19 no país. Este é o 84º dia consecutivo em que o índice fica acima de mil e o 5º dia consecutivo em que a média permanece acima de 3 mil.

A primeira dose de vacina foi aplicada em 523.208 pessoas nas últimas 24 horas. No mesmo período, outras 404.057 receberam a segunda dose.

No total, as duas doses de imunizante foram aplicadas em 8.121.842 brasileiros, conforme a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número equivale a somente 3,84% da população do país.

O Rio Grande do Sul permanece na liderança entre os estados que, proporcionalmente, mais vacinaram seus habitantes com a primeira dose: 15,84% da população local.

Já o Mato Grosso do Sul aparece em primeiro entre aqueles que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose: 5,48% de seus habitantes.

Quatro capitais interrompem aplicação da 1ª dose

A escassez de doses de vacinas contra a covid-19 distribuídas para estados e municípios já afeta a imunização com a primeira dose em ao menos quatro capitais do país. Salvador, Curitiba, João Pessoa e Rio Branco não tiveram novos vacinados com uma primeira dose hoje, já que a campanha foi suspensa para esse público nas capitais.

A situação é pior em João Pessoa, única capital que suspendeu ontem a imunização até com a segunda dose. A medida foi tomada após a cidade registrar uma aglomeração de idosos à procura da imunização no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, mesmo após a gestão municipal tentar promover um processo de agendamento prévio.

Assim como na cidade paraibana, o motivo para a suspensão da aplicação da primeira dose em outras capitais é a falta de estoque de doses da vacina CoronaVac e do imunizante da AstraZeneca/Oxford, as únicas distribuídas no Brasil até o momento. A escassez maior é da primeira, envasada pelo Instituto Butantan.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.