Bolsonaro nomeia Rogério Marinho ministro de Desenvolvimento Regional

O presidente Jair Bolsonaro decidiu nomear o ex-deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) ministro do Desenvolvimento Regional. O atual ocupante da pasta, Gustavo Canuto, será realocado como presidente da Dataprev, com o desafio de resolver a fila de mais de 1,3 milhão de pedidos de aposentadoria e benefícios em atraso. Ajudará o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Eis a íntegra (57 KB) da portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Será o 1º nordestino entre os ministros de Bolsonaro.
Rogério Marinho vinha sendo defendido por vários setores do governo como articulador político entre o Planalto e o Congresso. Teve atuação bem-sucedida ao articular a aprovação da reforma da Previdência em 2019. No momento, ocupa o cargo de secretário especial do Trabalho de Previdência no Ministério da Economia.

No Desenvolvimento Regional, Marinho terá muitas ferramentas para atuar politicamente. A pasta gastou R$ 16,2 bilhões no ano passado. É responsável por investimentos em saneamento e habitação, entre outras áreas. Essa mudança não deverá ser a última das próximas semanas. Continua uma incógnita a permanência de Onyx Lorenzoni na Casa Civil.

A Dataprev, que agora será comandada por Canuto, teve faturamento de R$ 1,5 bilhão em 2018 –número mais recente disponível–, com lucro de R$ 151 milhões.

Canuto é funcionário público concursado: gestor do Ministério da Economia. Foi chefe de gabinete do ministro da Integração Nacional no governo Temer, Hélder Barbalho (MDB), hoje governador do Pará.

fonte:www.poder360.com.br