A importância da participação da mulher nas Câmaras municipais , prefeituras e os seus desafios

A importância da participação  da mulher nas Câmaras  municipais , prefeituras e os seus desafios

A importância da participação  da mulher nas Câmaras  municipais , prefeituras e os seus desafios

A importância da participação da mulher nas Câmaras municipais , prefeituras e os seus desafios

A Secretária Nacional de Politicas para Mulheres, Cristiane Britto, representando a Ministra Damares Alves, esteve presente na manha desta quarta-feira ( 09)  na XIX Marcha dos Vereadores e Vereadoras do Brasil, onde abordou o tema a  importância da participação  da mulher nas Câmaras  municipais , prefeituras e os seus desafios que encontram quando pesam em se candidatar e até depois quando já estão eleitas.

Com a exclusão das mulheres do meio político durante a maioria do período da nossa historia, criou-se uma cultura de que política não era lugar para mulher, de que elas não se interessavam em ocupar  esses espaços .Mas, apesar de, ainda nos dias de hoje, ser difícil para  as mulheres  optar pela carreira política devido aos inúmeros obstáculos como família(pela resistência dos maridos e cuidados com os filhos , por exemplo), dificuldades como duplas e triplas jornadas de trabalho , o preconceito que enfrentam em um espaço  dominado por homens, elas estão se movimentando e, aos poucos, ocupando espaços também no meio político.

A presença de mulheres nas câmaras municipais, e no parlamento em geral, tem sido fundamental para dar voz ás demandas da pauta de mulheres, e essa presença vem sendo garantida através de leis, como a que instituiu o mínimo d e30% de candidaturas de mulheres nos partidos políticos. Além desse, tivemos outros avanços, em 2018 determinado que 30% dos recursos de cada partido vindos do Fundo Eleitoral deveriam ser destinados a campanhas de mulheres. No  mesmo período, o Tribunal Superior Eleitoral(TSE) determinou que o tempo concedido pelos partidos ás mulheres na propaganda gratuita seria de 30%.

A secretária Nacional relatou que ao incluir as mulheres de forma efetiva nas esferas de poder legislativo e executivo, conseguimos ofertar á sociedade a possibilidade real de construção  de políticas públicas mais representativas, corrigindo, assim, esses fatores históricos que   suscitaram a ideia de que a politica não  é um ambiente para mulheres

Share This:

uvbbrasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Themetf